Os 6 chapéus do Pensamento

Os “6 Chapéus do Pensamento” é uma maneira de investigar problemas de várias perspetivas de uma maneira bastante clara e livre de conflitos:

  1. Chapéu Branco: Representa os dados, figuras e números concretos. É o chapéu dos fatos, faz com que todos tenham uma visão geral do problema. Direcionado para as informações, sejam elas disponíveis ou apenas necessárias.
  2. Chapéu Vermelho: É o chapéu do palpite, dos sentimentos e da intuição. Aqui são colocadas as perceções pessoais e emocionais de cada um, não sendo necessário justificá-las. Pode ser usado antes e depois de uma decisão, mas por um curto espaço de tempo, para que não atrapalhe a visão racional.
  3. Chapéu Verde: Este está relacionado com a criatividade e criação de novas ideias. Aqui é onde a chuva-de-ideias ocorre com a intenção de gerar soluções alternativas e apresentar possibilidades. É interessante que todos apresentem as suas ideias para o problema, mesmo que estas pareçam absurdas. Este chapéu não serve para apresentar pontos positivos nem negativos, mas sim para levar as pessoas a pensarem à sua maneira.
  4. Chapéu Amarelo: Este serve para apresentar os benefícios e pontos positivos em geral. Além disso, o chapéu amarelo serve também para motivar as pessoas a visualizar a mudança e fazer com que sigam em frente mesmo quando o problema parece insolúvel.
  5. Chapéu Preto: Representa a parte negativa da ideia. Está relacionado ao julgamento, à visão crítica apurada e à identificação de riscos. Aqui é preciso pensar sempre no pior cenário, no que pode dar errado e no porquê de não funcionar. Essa etapa do processo é de extrema importância, pois faz com que os planos se fortaleçam e se tornem mais funcionais.
  6. Chapéu Azul: Este é usado durante todo o processo pelo facilitador, pois representa a orientação, o planeamento e a visão geral. Não tem foco no tema, mas sim em como é discutido, mantendo a direção certa do grupo. É também com ele que são feitos os resumos das questões levantadas e das suas soluções, bem como a conclusão do processo

Utilizando este método você e a sua equipa terão um processo mais disciplinado e irá:


Maximizar a produtividade colaborativa;
Considerar problemas, decisões e oportunidades sistematicamente;
Utilizar um pensamento paralelo enquanto equipa para gerar mais ideias e soluções e melhorá-las;
Realizar encontros mais curtos e mais produtivos;
Reduzir conflitos entre os membros da equipa;
Simular inovações e gerar mais ideias, melhores e mais rapidamente;
Organizar uma reunião mais dinâmica e que faça com que as pessoas queiram participar;
Descobrir soluções alternativas eficientes para além do óbvio;
Encontrar novas oportunidades onde os outros vêm problemas;
Pensar objetiva e claramente;
Visualizar problemas de novos ângulos e de ângulos não muito usuais;
Avaliações completas;
Observar todos os pontos de vista da situação;
Manter os egos sob controle;
Alcançar resultados significativos em menos tempo.

Prompt:

“Aplica o método dos 6 chapéus do pensamento para [descreve a situação] e forneça-me um resumo no ponto de vista de cada chapéu.”
“Pode-me fazer uma lista de perguntas diretas respondendo a cada chapéu?”